Continuação do Projeto

6ª :Texto: “Animais africanos  - Girafa”.
Em duplas (aluno com dificuldades de escrita, pontuação etc., com alunos com menos dificuldades). O aluno com mais dificuldade dita o texto para o colega com menos dificuldade escrever. O escriba irá, ao término, passar o texto para o colega ler, este irá revisar o texto. Ver a escrita das palavras e suas pontuações. Discutir com o colega escriba se há a necessidade de concertar algo (pontuações, parágrafos etc.).
7ª :Texto: “Trabalho e escravidão”

Ø      Leitura do texto, discussão coletiva sobre a pergunta: Como você imagina que era a vida do escravo no Brasil?
Ø      Música: “UM DIA NA SENZALA (D. P. – Carolina Soares)
8ª : Texto: “A verdadeira história da feijoada” (Vivendo a diversidade).
Ø      Leitura, interpretação e produção de texto: Escreva o que você aprendeu sobre a feijoada.
Texto: “Culinária Afro-brasileira”(Vivendo a diversidade)
Ø      Leitura compartilhada e debate sobre qual o prato que acharam mais saboroso e que gostariam de experimentar.
Ø      Pesquisar a receita de um desses pratos e pedir para fazerem em casa para experimentar. Trazer a receita para sala e socializar com os colegas a experiência.
Ø      Em grupos irão juntar as informações de cada produção (feijoada e outros) e transformar em cartazes com ilustrações e informações.
Ø      Depois monte um mural na escola com informações atuais da culinária Afro-brasileira.
9ª : Texto: “Da resistência à abolição” (museu Afrobrasil)
Ø      Música: LEI ÁUREA (Mestre Babalu – Carolina Soares)
10ª: Instrumentos musicais de origem africana.
Ø      Conversa sobre os instrumentos que os alunos acham que fazem parte da cultura africana. Expor alguns instrumentos na sala, como: pandeiro, agogô, xequerê ou afoxé, berimbau etc.
Ø      Deixar com que os alunos, em ordem, experimentem os instrumentos.
Ø      Atividade de caça-palavras para visualizar e identificar os instrumentos e seus nomes.
Ø      Texto: “Curiosidade sobre o pandeiro” (Vivendo a diversidade). Alguns toques de pandeiro e seus nomes (experimentação/ dinâmica).
11ª:Danças de origem Afro-brasileiras.
Ø      Texto: “CARIMBÓ”*. Leitura compartilhada e compreensão do texto.
Ø      Texto: “LUNDU”*. Leitura e interpretação.
Ø      Texto: “CONGADA”*. Leitura e interpretação.
*livro: Vivendo a diversidade.
Ø      Filme/apresentação: Danças folclóricas (Mestre Barrão –IV).
Ø      Leitura texto: “Festas” (museu afrobrasil).
Ø      Pesquisa em grupos: Danças e músicas de origem africanas (jongo, maracatu, coco, samba). Procurar em: dicionários, livros, enciclopédias, revistas, jornais, internet etc.
Ø      Após a confecção dos trabalhos de pesquisa, fazer votação entre os alunos para a escolha de uma dessas danças para apresentação na festa junina.
Ø      Montagem da coreografia e figurino da dança escolhida.
12ª: Capoeira.
Ø      Texto: Capoeira (jogo de destreza muito popular...). Leitura compartilhada.
Ø      Produção de texto em duplas.
Ø      Filme: Mestre Bimba.
Ø      Dinâmicas/brincadeiras da capoeira.
Ø      Aulas de movimentação da capoeira.
Ø      Músicas de conhecimento público da capoeira.
13ª: Máscaras africanas.
Ø      Texto: “Os diferentes povos africanos” (museu afrobrasil).
Ø      Discussão sobre o que temos em comum sobre as celebrações africanas (máscaras no carnaval, roupa preta para funeral, roupa branca na passagem de ano novo etc.).
Ø      Texto: “O papel das máscaras na cultura africana”. Leitura compartilhada e compreensão do texto.
Ø      Observação de máscaras africanas (fotos), visualizarem detalhes, ler as legendas com informações sobre o nome da máscara, finalidade, material produzido etc.
Ø      Confecção de sua própria máscara africana.

14ª:Religião afro-brasileira.
Ø      Os orixás: Iansã, Oxalá, Xangô, Oxumaré, Ossaim, Oxossi, Ogum, Exu. Ler os textos (museu afrobrasil) e pedir para os alunos identificarem os símbolos na obra de arte abaixo. Depois criar sua própria pintura com os símbolos já estudados.
15ª: Pessoas de destaque na história e cultura afro-brasileira.
Ø      Chico Rei*. Leitura e interpretação.
Ø      Chica da Silva*. Leitura, interpretação e ortografia do CH ou X.
Ø      Aleijadinho (12 profetas)* Leitura e compreensão do texto. Pesquisa de suas obras.
Ø      Pesquisar outras pessoas que tiveram destaque na história da cultura afro-brasileira como: Luiz Gama, Machado de Assis, Luiza Mahin etc.
Ø      Produção de um livro coletivo sobre uma das personalidades.