Etapas do Projeto

Etapas

1ª) Conversa inicial: saber sobre o que o aluno sabe a respeito da cultura africana e sobre o que é a cultura afro-brasileira. O que entendem deste tema e quais as dúvidas mais aparentes.
Trabalho em grupo de pesquisa. Observar e várias fotos/ imagens em revistas diversas, para julgarem quais têm a ver com a cultura afro-brasileira. Recortar e colar em um cartaz para depois demonstrar e explicar para os colegas suas justificativas.
2ª).Folha “Somos diferentes”. Os alunos em duplas irão ler e debater sobre as diferenças dos personagens na folha. Escrever frase opinativa sobre se há certo ou errado nas diferenças.
3ª) Leitura pela professora do texto:

            Pedir para os alunos localizarem no mapa-múndi onde fica o continente Africano. Tentarem fazer com o dedo a rota que os navios negreiros faziam para trazer os negros africanos para o Brasil. Observarem os desenhos mostrados pela professora das características de pessoas de tribos diferentes, seus traços e vestimentas. Comparar com pessoas conhecidas da comunidade para saber se há traços físicos originários destas tribos.
4ª) Leitura compartilhada e interpretação do texto: “Por que somos diferentes?” (Espi, Pilar. Vivendo a diversidade. Ed. Fapi).
Produção de texto: resposta sobre o porquê somos diferentes. (em duplas).
5ª :  Leitura do texto: “As pérolas de Cadija” (conto afro-brasileiro).
Discussão sobre diferenças entre as famílias, pais separados, madrastas etc. Debate sobre a diversidade da cultura brasileira, riqueza, pobreza etc.